terça-feira, 4 de novembro de 2014

" Miss! Miss! I love iú. "


No Nepal em geral, os cortes de corrente são comuns. Há horas específicas do dia, dependendo da zona em que se está, para se apagar as luzes. Não é um pedido, nem um "apagão" pontual por uma razão especial.. É mesmo uma imposição - é assim - a luz vai-se na zona toda. Então as pessoas tendem a organizar a sua vida em função da luz que vão ter e quando não a terão. É o caso dos estudantes, que acabam por preferir estudar ao amanhecer, com os primeiros raios de luz 

"- o meu cérebro funciona melhor de manhã, miss!" , diz-me uma das meninas quando menciono os trabalhos de casa em espera.


Às 5h da manhã já está tudo a pé e os mais corajosos fora de casa para arrancar prá corrida matinal! Não importa a idade, só a força de vontade. (é claro q a minha preguiça até à data tem levado a melhor) É depois do pequeno almoço das 6.30 da manhã que esta malta mete as mãos à obra, quer dizer, aos livros! E quem não terminou na noite anterior tem agora duas horas gordas pra por os deveres de escola em dia, medeados por uma banhoca de bom dia!

A minha esperança na juventude de hoje ganha força, pois, quando uma piriri de quatro anos de idade está de tal forma empenhada nos trabalhos de casa em sessão depois de jantar que, quando se dá o "puff!" de luz cortada e eu me apresso a ligar a luz frontal (para iluminar a "irmã mais velha" que em contra-relógio cose ainda dois fechos em mochilas), vira-se bruscamente p mim e
"-Miss! Miss! Light!" abrindo de rompão o caderno e espetando a matita no papel que nem máquina de escrever..! 

Pobres de nós, cheios do luxo, que quando nos falta a luz temos a desculpa perfeita para nos coçar e corremos a afugentar os medos, de velas aos molhos em punho..! A mim me incluo. Esta é, sem dúvida, uma grande lição que levo desta princesinha.

Os sonhos já seriam violeta, mas intensifica-se a certeza da cor quando ao meu: "- goodnight girls! See you tomorrow", tenho um sorridente:
" -miss! Miss! I love iú!" soprado de um meio metro de gente a espreitar da ombreira da porta :)

A vida pode, verdadeiramente, ser simples .

Sem comentários:

Enviar um comentário